Brigada Militar comemora 180 anos

As comemorações dos 180 anos de criação da Brigada Militar (BM) começaram com a entrega de condecorações em solenidade realizada na segunda-feira (13), no salão nobre do quartel-general da corporação. Receberam a medalha alusiva aos 180 anos secretários, procuradores e ex-comandantes, entre outros. O ato, presidido pelo comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal`Lago, contou com a presença dos secretários de Estado. O comandante-geral da BM agradeceu ao governador José Ivo Sartori por ter priorizado a segurança pública nas ações de governo em favor de uma BM moderna e efetiva e por compreender o valor dos profissionais da corporação. “Sob a liderança do secretário  César Schirmer, protagonizamos avanços na BM. Optamos por agir com gestão e empreendedorismo. Estabelecemos prioridades institucionais, como sistemas de gestão, ensino e saúde. Reavaliamos projetos e processos e buscamos parcerias. Criamos o Sistema Avante, com informações operacionais, quantitativas e qualitativas, por município, em tempo real, e a Operação Avante na repressão qualificada”, lembrou.

De acordo com Schirmer, a história do Rio Grande do Sul se confunde com a da BM. Para ele, a corporação conseguiu manter-se, preservar suas virtudes e ser um padrão de excelência e de qualidade. “Nesses 180 anos, todos nós, de uma forma ou outra, devemos à Brigada Militar. Os brigadianos de ontem e de sempre têm razões para se orgulhar da instituição que é um marco de dignidade, de postura, de honradez e de relevantes serviços ao estado”, concluiu.

 

História

 Criada em 1837 com a denominação inicial de Corpo Policial da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, passou a chamar-se Força Policial em 1873. A partir da Proclamação da República, em 1889, intitulou-se Guarda Cívica. Alguns anos mais tarde, em 1892, recebeu as seguintes denominações: Corpo Policial, Brigada Policial, novamente Guarda Cívica e, finalmente, Brigada Militar. Tem como patrono o coronel Affonso Emílio Massot, oficial de grande destaque ao longo de sua trajetória.

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest