Cuidados com a Osteoartrite Canina

Osteoartrite canina é uma doença comum, principalmente entre animais adultos e idosos. Por ser uma enfermidade crônica, não tem cura e, portanto, pode afetar a qualidade de vida dos animais.

A expectativa de vida dos cães tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas, como resultado da preocupação dos donos em proporcionar melhor qualidade de vida aos seus melhores amigos e das empresas em investir em pesquisa e desenvolvimento para trazer mais soluções para a saúde dos pets. Manter a vacinação em dia, usar antiparasitários e ectoparasiticidas de qualidade e frequentar clínicas veterinárias regularmente são medidas que contribuem para que tutores e pets desfrutem com tranquilidade do seu tempo juntos, recomenda a Boehringer Ingelheim Saúde Animal, empresa parceira da Comac (Comissão de Animais de Companhia), do SINDAN (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal).  Com o inevitável avanço da idade, os animais de companhia podem enfrentar dificuldades de locomoção devido à osteoartrite, doença comum em cães idosos por conta do desgaste das articulações. Para que eles possam viver mais confortavelmente recomendam-se visitas periódicas ao veterinário para acompanhamento do quadro de saúde e o uso de anti-inflamatório ou outros medicamentos prescritos pelo profissional em saúde animal.

Os tratamentos que agem no controle da dor e da inflamação nos cães, com diminuição de efeitos colaterais como vômitos, problemas gástricos ou renais, entre outros, ajudam o pet a ter uma vida mais normal e sem sofrimentos. “O tutor deve ficar atento ao comportamento do animal, observando alterações na locomoção ou nas atitudes, procurar por um médico-veterinário e utilizar medicamentos que atuam com eficácia no alívio dos sintomas dos mais diversos tipos e intensidade de dor, permitindo ao cão se movimentar e retomar o seu ritmo normal de vida”, explica Fabiana Porto, parceira da Comac e gerente de produtos para animais de companhia da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

Sobre a COMAC

A COMAC (Comissão de Animais de Companhia do SINDAN – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), criada em 2007, visa estruturar um ambiente de intercâmbio de informações e ideias, propondo e executando ações que estimulem o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, em especial nas áreas ligadas à saúde animal. Tem por objetivo tratar dos assuntos ligados ao mercado de animais de companhia (cães e gatos), visto como um dos mais importantes e crescentes segmentos da indústria veterinária brasileira e mundial. Através de pesquisas do segmento, a COMAC deseja informar sobre os benefícios da relação entre os animais de estimação e o homem, a importância do médico veterinário na prevenção de doenças e na manutenção da saúde dos animais, valorizando a medicina veterinária e seus profissionais.

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest