Espetáculo Musical mostra a trajetória do povo negro dia 8 no Renascença

O espetáculo no teatro Renascença apresenta a trajetória do povo negro na sociedade americana, latina e brasileira. A temática busca aspectos  socioculturais, pesquisa histórica e vivências. O enredo é conduzido por ritmos e gêneros clássicos do cancioneiro afro-americano, em que o spiritual, mistura-se ao blues com nuances jazzísticas e o gospel.  A direção é de   Daniel Colin, com textos originais poéticos e narrativos de Luís Mauro Vianna e concepção de vídeo de Catharina Conte. Protagonizado e idealizado por Juliano Barreto que com sua voz e interpretação dará vida a essas contextualizações ao lado do pianista Daniel Benitz, que junto a Juliano encarou a ideia de lançar esse projeto que além de contribuir para a cena cultural traz este forte teor e apelo à questões sociais tão importantes para o nosso viver em sociedade.

O espetáculo está dividido em movimentos, inicia com o pensamento voltado à ancestralidade, e utiliza uma linguagem poética para mostrar um pouco a origem histórica dos sentimentos que circundam toda a temática. Intercalando textos, música e imagem, passa à reflexão sobre a opressão, a diferença social, questões que se renovam e se modernizam na forma e no contexto, mas que muitas vezes não evoluem de fato na origem do tema: o preconceito e a diferenciação racial.

Porque RITUAL – Tempo Negro

RITUAL porque trata-se de uma cerimônia. Os Spirituals eram cantados em momento de Ritual, de culto religioso, de louvor, prece, onde a palavra cristã incutida e catequizada nos escravizados, era dita em forma de canto. Em grupo ou individualmente.

TEMPO NEGRO é um trocadilho com a forma equivocada de usar a palavra negro em um sentido pejorativo ou negativo, para referir-se aos tempos políticos, culturais e sociais que estamos vivendo, mas em verdade, ao invés disso, esse projeto, trata de pensar no Tempo dos Negros. Está em tempo de ver os negros com notoriedade, em lugar de poder e igualdade em todos os sentidos.

OS SPIRITUALS OU NEGRO SPIRITUALS  são canções cristãs que foram criadas pelos escravos africanos nos Estados Unidos. Estas canções falavam sobre valores cristãos enquanto também falavam das dificuldades da escravidão. Palmas e movimentos rítmicos do corpo eram utilizados como acompanhamento da música. Atualmente, este histórico e importante cancioneiro afro-americano é reconhecido como gênero musical.

 

REPERTÓRIO

  • Give me Jesus – Gospel
  • Deep River – (Spiritual)
  • Go down, moses
  • Sometimes I Feel like a motherless child
  • Oh what a beautiful city
  • There is a balm in gilead
  • His eye is on the sparrow
  • Let it shine

*composições de domínio público – Tradicional

 

Serviço

O que: Estréia do Espetáculo Musical RITUAL – Tempo Negro

Data: 08 de agosto de 2017 – terça-feira

Hora: 20 horas

Local: Teatro Renascença – Av. Erico Veríssimo – Azenha, Porto Alegre – RS

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia/lote limitado)

 

Pontos de venda

 

Café Cantante – Rua Fernandes Vieira, 615 – Bom Fim, Porto Alegre

Fone: 51 3311 0660/ Horário: de segunda a sexta: das 13h às 23h / Sábado e domingo: das 14h às 24h

 

Venda On line: Entreatos Divulga

Bilheteria do local: no dia 08.08 duas horas antes do espetáculo Informações: 51 9985-87307 /

whats: 54 9999-87307 – atmosferacultura@gmail.com

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

84 + = 92

Pin It on Pinterest