Hospital Moinhos de Vento inaugura internação com 100 leitos

Novo prédio na rua Dr Vale garantirá 5 mil atendimentos por ano

Referência nacional da área de saúde, o Hospital Moinhos de Vento inaugurou no último dia 31 um moderno prédio de internação com 100 leitos. A tecnologia de ponta está presente desde a concepção do edifício de oito andares até os equipamentos de última geração, o que oferece mais conforto aos pacientes e facilita o trabalho da equipe médico-assistencial. Em seu pronunciamento, o superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, destacou a importância da expansão: “ O novo prédio do Moinhos é mais um passo desta obra grandiosa iniciada por imigrantes alemães que fundaram a instituição há 90 anos. Nos posicionamos, cada vez mais, como um polo de desenvolvimento da economia e da qualidade de vida na região. O paciente merece a melhor atenção e o melhor serviço em saúde. Por isso nossa busca incessante pela inovação, pela tecnologia de ponta e pela medicina baseada em evidências. São atributos como esses, aprimorados ao longo de nove décadas, que nos colocaram no ranking das melhores instituições de saúde do Brasil e da América Latina”, enfatizou ele.

O investimento

O projeto é resultado de um investimento de R$ 112 milhões. Desse total, cerca de R$ 25 milhões foram destinados para a aquisição de equipamentos. A capacidade de atendimento do Hospital vai ser ampliada em 5 mil pacientes por ano. Com o novo prédio, serão abertas 500 vagas diretas de trabalho, que se somam aos 4 mil colaboradores da instituição. Dos 100 leitos, 48 são para internação, 17 destinados para o Centro de Terapia Intensiva Adulto (CTIA), 20 do Centro de Terapia Hematológica e um andar diferenciado para pacientes do Unique Moinhos.  Na cerimônia de inauguração, o governo estadual foi representado pelo secretário da Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis. “Passou o tempo que se achava que o poder público era o responsável pelo atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde. Quanto mais pessoas tiverem planos de saúde e puderem ser atendidas nos hospitais privados, mais se desafoga o sistema público. A abertura de leitos aqui vai viabilizar a liberação de leitos no SUS”, afirmou Gabbardo.

Estrutura para recuperação

Durante a cerimônia de inauguração, os presentes conhecerem setores do novo prédio – interligado aos demais do complexo hospitalar. A arquitetura e os ambientes reduzem a sensação de se estar em um hospital. No terceiro andar, a moderna CTIA foi concebida, explicou o médico Cassiano Teixeira, chefe-médico da CTIA, para acelerar a recuperação motora e cognitiva. Além de equipamentos de fisioterapia de última geração, há uma área externa de 40 m2 com grama, árvores e flores para pacientes circularem ao ar livre, contribuindo para a reabilitação dos pacientes em tratamento unidades de internação e no Centro de Terapia Intensiva Adulto.
Tecnologia a serviço de pacientes e colaboradores
Entre outras facilidades nas unidades de internação, janelas grandes favorecem a entrada da claridade natural. E como os monitores dos equipamentos não ficam presos a paredes, as camas podem girar 360 graus – ficando de frente para a janela, por exemplo. A equipe assistencial também ganha conforto para realizar seu trabalho e fica mais próxima de cada paciente.

Edifício inteligente

Localizado na parte alta da rua Dr. Vale, o novo prédio incorpora conceitos dos chamados “edifícios inteligentes”. Fachadas ventiladas melhoram a condição térmica interna e otimizam o sistema de climatização. As esquadrias têm isolamento acústico. Uma atenção especial foi dedicada ao sistema elétrico: há entrada dupla de energia e geradores e nobreaks foram instalados com redundância, para garantir fornecimento ininterrupto de eletricidade. Como em diferentes locais do complexo do Hospital Moinhos de Vento, uma obra de arte foi instalada no jardim, na frente do novo prédio. É uma escultura em mármore feita pelo artista plástico e médico Paulo Aguinsky. Omphalos, o nome da obra, é uma palavra de origem grega que significa umbigo – considerado um símbolo do centro da vida.

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest