Reunião na Casa dos Conselhos debateu segurança pública na região

Com a presença de representantes de associações  de bairro do Bom Fim  e Independência, dos Vizinhos Solidários do Rio Branco,  Brigada Militar e Guarda  Municipal aconteceu nesta terça-feira(17)  a noite, na Casa dos Conselhos, rua João Pessoa  esquina com Venâncio  Aires, bairro Farroupilha, mais uma reunião do grupo de entidades que busca  discutir temas comuns aos principais  bairros  da região com destaque para a segurança publica e  a aproximação  com as instituições do Estado e município nos três poderes.  Na pauta conduzida pelo  representante do grupo Vizinhos Solidários, Darville Souza Filho, estiveram questões como  a instalação de ponto energia na Unidade Móvel da BM em frente ao Auditório Araújo Viana;  a reativação do Posto da BM no Bom Fim;  Relatos de eventos sobre segurança  e  moradores  de rua com  transtornos causados nas proximidades da rua Barros Cassal, próximo a Av Cristóvão Colombo, entre outros.

Ainda sem  uma  solução  definitiva a unidade móvel da  BM próximo ao Araújo Viana  aguarda a instalação de um ponto  de energia para que possam ser  utilizados os recursos tecnológicos que  o ponto  pode  oferecer  e auxiliar no combate a criminalidade na  região do parque.  Segundo relato feito na reunião a prefeitura acenou com esta possibilidade, mas ainda sem prazo para efetivação.  Sobre a reativação do posto nas proximidades o Sgt Flavio da 3ª Cia do 9 BPM lembrou as  dificuldades  para  que isto possa ocorrer frente  a  falta de  efetivo. Ele lembrou que a Brigada busca hoje agir  a partir  de estatísticas  de ocorrências e um planejamento de ações. “Hoje a mobilidade  com deslocamentos em toda  região permite uma efetividade maior  em razão do numero insuficiente de policiais”, lembrou ele. Cristina Giliardi do bairro Rio ‘Branco defendeu  também  a  mobilidade. “Acredito num melhor  resultado desta  forma do que alguém fixo no  local”, disse. Mesma posição da vice presidente da Amabi, Jaquelline Baldissera. “Acho mais viável e com resultados mais efetivos”.

O chefe operacional  da Guarda Municipal , Everton Silva,  falou sobre a presença da instituição atualmente  no  posto de segurança que anteriormente vinha  sendo utilizada como ponto fixo pela Brigada Militar.  Segundo Silva o local foi repassado para a Guarda,  mas ainda não há uma ocupação efetiva, apenas parcial, devido  falta de estrutura no local. Para o sargento Flavio a questão da estatística deve ser considerada nesta situação. “Apesar da comunidade ter se esforçado para a reativação do  posto há a dificuldade de se manter  policiais  parados no  local, mesmo que  a simples presença possa representar sensação de segurança”, disse  ele.   A boa notícia na reunião foi  dada por Everton Silva chefe  que informou a instalação da Ronda Ostensiva Municipal,  na rua Dona Leonor, 340  em local doado a  prefeitura. “Teremos no bairro Rio Branco  próximo a 60 profissionais que terão sua base, o que  traz uma  sensação de maior de presença  e auxiliando nas questões da segurança publica da região”, informou. Para acionar a Guarda  Municipal o  numero é 153. Já  a Brigada Militar pelo 190.

A próxima reunião acontece dia 22  de novembro, no  Colégio Rosário.

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest