SAÚDE – Você já ouviu falar em anosmia?

O termo anosmia significa perda completa do olfato. Trata-se de uma situação que pode ser potencialmente perigosa, já que diante de odor de gás (vazamento) ou de fumaça (incêndio), alimentos estragados, a pessoa que sofre de anosmia será o último a perceber o perigo. Os sintomas incluem a perda da percepção de cheiros e do gosto das coisas, mas existem ainda os casos em que há uma distorção nestas percepções, quando o indivíduo percebe cheiros estranhos e gostos atípicos do habitual.  A causa da doença pode estar relacionada com a lesão do nervo do olfato ou obstrução à passagem de ar pelas fossas nasais, incluindo trauma, pólipos nasais, rinite alérgica, sinusite, resfriados, gripes, sequela de infecções virais, inalação de produtos químicos tóxicos, tumores, uso de determinados medicamentos tóxicos ao olfato, diabetes, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, radioterapia, quimioterapia, desnutrição, esclerose múltipla, deficiência vitamínica, tabagismo, envelhecimento, herança genética, AVC (acidente vascular cerebral), entre outros. 

A anosmia é mais prevalente em idosos devido a degeneração dos neurônios implicados no sentido olfativo. Os homens são os mais afetados.

Tratamento

 o sintoma pode ser agudo ou crônico. É agudo nos casos de rinite alérgica, sinusite, resfriados, gripes; e desaparece assim que há tratamento ou resolução dos quadros clínicos descritos. São casos crônicos aqueles que persistem por mais de três semanas. O tratamento é diversificado, e varia de acordo com a causa. A Dra. Jeanne Oiticica, médica otorrinolaringologista, otoneurologista e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica que quando há obstrução à passagem de ar pelas fossas nasais o uso de descongestionantes, anti-histamínicos, sprays nasais, anti-inflamatórios hormonais (esteroides) costuma resolver o problema. “Nos casos de sinusite, o tratamento faz-se com antibióticos. Quando a causa é gerada pelo tabagismo, deve-se parar de fumar, largar o vício. No caso de pólipo nasal o tratamento requer cirurgia e desobstrução da via nasal interditada. Quando a anosmia é causada por sequelas, existem alguns medicamentos do tipo antioxidante que podem ajudar. Portanto, o tratamento é direcionado caso a caso, de acordo com a etiologia”, conclui. 

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest