2ª Edição do Fórum Lixo Zero acontece nesta quinta

Discutir as boas práticas em gestão de resíduos sólidos e o conceito Lixo Zero em diversos segmentos da sociedade é o objetivo da 2ª edição do Fórum Municipal Lixo Zero. Promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, o evento gratuito acontece no dia 10 de agosto, na Unisinos – Campus Porto Alegre (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640).

O Fórum Municipal Lixo Zero apresentará algumas das melhores práticas nas áreas de tendências ambientais, conscientização e educação para o lixo zero, redução, reúso, reciclagem, compostagem, hortas comunitárias, design, ações comunitárias e políticas públicas. Todos os bons exemplos estão diretamente relacionados com a cidade de Porto Alegre. “O Fórum é muito importante para a cidade, pois apresenta diversas iniciativas que endossam um novo modelo para a gestão de resíduos sólidos, onde o lixo deixa de ser um problema e passa a ser um bem indutor do desenvolvimento econômico, social e ambiental”, afirma Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil.

As apresentações fazem parte de soluções alternativas, promovidas pela sociedade civil, que têm chamado a atenção pelos seus resultados e eficiência. Um exemplo é o projeto EcoBarreira no Arroio Dilúvio, que no mês de julho atingiu a marca de 250 toneladas de resíduos coletados. “Esta iniciativa foi importante para demonstrar que nosso sistema pluvial é ineficiente em filtrar a poluição que flui pelas ruas e calçada da cidade. Para resolver o problema é preciso diminuir o volume de escoamento da água da chuva pela retenção por meio de telhados verdes, pavimentos permeáveis e boca de lobo filtrante”, acrescenta o engenheiro agrônomo, João Manuel Linck Feijó.

Atualmente, o lixo é um dos principais problemas das cidades brasileiras e seu manejo representa uma fatia significativa do orçamento municipal. Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Porto Alegre gera em torno de 2,2 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.

O evento é gratuito e as inscrições estão encerradas. É possível entrar para a lista de espera por meio do endereço poalixozero@gmail.com, e informar o nome completo, CPF, RG, telefone e o turno que pretende participar.

O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo difundir o conceito Lixo Zero no Brasil.

PROGRAMAÇÃO

09:00 – 10:00 – TENDÊNCIAS LIXO ZERO
Mediadora: Antonia Wallig (Associação Cultural Vila Flores)
Paola Salerno Troian (Gringa)
Mariana Freitas e Tássia Furtado (Cozinha da Tribo)
Fabíola Pecce (Pasárgada – Oficina de Sustentabilidade)

10:00 – 11:00 – EDUCAÇÃO e CONSCIENTIZAÇÃO
Mediador: Carlos Alberto Moraes (Unisinos)
John Würdig e equipe (EcoEducadores Uniritter)
Gabriele Soares de Abreu (EMEI Humaitá)
Roberto Nehme (IPA Metodista)

11:00 – 11:15 – PAUSA

11:15 – 12:15 – REDUÇÃO e REÚSO
Mediadora: Beatriz Katz (Green is Great)
Mário Pereira (Instituto Villaget)
Vinícius Müller (Meu Copo Eco)
Andréa Foresti (Instituto Redecriar)

14:00 – 15:00 – RECICLAGEM
Mediadora: Regina Modolo (Unisinos)
Sérgio Amaral (CTSA – ONG Solidariedade)
José Luiz da Silva (Cooperativa Paulo Freire)
Jonas Bernardes (Recicla Tudo)

15:00 – 16:00 – COMPOSTAGEM

Mediadora: Ligia Miranda (Todavida)
Natália Pietzsch (Re-ciclo)
Mariza Reis e Patrícia Russo (DMLU)
Fernando Bergamin (Empresa VIDA)

16:00 – 16:15 – PAUSA

16:15 – 17:30 – DESENVOLVIMENTO LOCAL e POLÍTICAS PÚBLICAS
Mediador: André Carús (Câmara Municipal de Porto Alegre)
Luiz Carlos Zancanella Jr. (Instituto Safeweb)
Darci Campani (UFRGS)
Denise Souza (Todos Somos Porto Alegre)
Annelise Steigleder (Ministério Público RS)

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 5 =

Pin It on Pinterest