65ª Feira do livro apresenta bons resultados

Números divulgados pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e integrantes da Feira apontam o crescimento do evento

 Depois de agradecer aos patrocinadores e apoiadores desta edição histórica, durante coletiva de imprensa na segunda-feira,18, o presidente da CRL, Isatir Bottin Filho, divulgou os números gerais, considerando que os resultados são muito satisfatórios. Em 17 dias, a Feira do Livro 2019 recebeu um público superior a um milhão e 300 mil pessoas e vendeu o total de 226.971 livros, atingindo um acréscimo de 1% em relação ao ano passado, com o ticket médio de R$ 30,00. Na orientação do público, o Balcão de Informações da Feira prestou a média de 20 mil atendimentos.  Durante a entrevista coletiva que ocorreu no Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, no dia 18, o tesoureiro da CRL, Guiomar Beineke, disse que a 65ª edição fechou dentro do previsto e ressaltou que a diretoria busca cada vez mais a autosustentabilidade da Feira. Lembrou que o crescimento das vendas foi importante apesar de alguns momentos de chuva e da redução do período do evento para 17 dias, enquanto em 2018 foi de 18 dias.

A coordenadora da Área Geral, Jussara Haubert Rodrigues, destacou a diversidade da programação para o público adulto, que se desenvolveu levando ao público ideias inovadoras, sem preconceito e sem censura. Jussara divulgou os números de sua área, assim como Sônia Zanchetta, coordenadora da Área Infantil e Juvenil, expôs os principais resultados. Sônia salientou a contribuição fundamental de parceiros e o trabalho do Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura da CRL.

A 65ª Feira do Livro de Porto Alegre é uma realização da Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria de Estado da Cultura. Patrocinadores master: Braskem, Zaffari. cmpc, Banco Oficial da Feira: Banrisul vero. Patrocinador Caixa. Patrocinador Especial do Teatro Carlos Urbim: Sulgás. Apoio: Prefeitura de Porto Alegre. Financiamento: Pró-cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

PUBLICO ADULTO – Total de 214 eventos, sendo 26 módulos de oficinas, 32 apresentações musicais (Zaffari), 3 Feiras Fora da Feira/CRL e 153 encontros com o livro.  Sessões de autógrafos: 523 individuais. 63 coletivas. Total: 586. Os eventos receberam 587 participantes, sendo 24 nacionais (fora do RS), 11 convidados internacionais e 552 gaúchos. Público total de 11.027 pessoas. Ocorreram 45 programações paralelas e Feira Fora da Feira em espaços externos à Praça.

 INFANTO JUVENIL –    A Área Infantil e Juvenil recebeu 78 autores para várias atividades. Os temas que mais motivaram o público foram os de temática indígena e literatura afro-brasileira. Já a acessibilidade teve  30 atendimento de professores com doação de áudio livros. 15 empréstimos de cadeiras de roda. 18 rodas de conversa.

 

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 10 =

Pin It on Pinterest