Ayurveda e a depressão

É uma alegria  escrever essa coluna para o Jornal Floresta falando sobre terapias alternativas e saúde. Depressão é  um transtorno mental caracterizado principalmente por sentimento de tristeza e prostração, profundo e prolongado ,no entanto é uma doença tratável. Atuando com terapias complementares no auxílio a  depressão percebo que o grande problema é o mascaramento dos sintomas no seu início. As causas ainda são um mistério, no entanto parecem estar relacionadas a um evento de tristeza, perda, luto tão intensos que há um congelamento emocional.

A partir da não ressignificação correta do fato  traumático,  os sintomas começam a desenvolver-se . Isolamento gradual, dificuldade de tomar decisões, procrastinação, irritabilidade, desconfiança exagerada,  atrasos freqüentes, o quadro começa a instalar-se e por não estar dentro do clássico, não é reconhecido, o que torna o círculo vicioso, pois a família e a sociedade começam a cobrar do indivíduo um comportamento esperado, que só gera mais culpa e o faz tentar mascarar ainda mais os sintomas, até que a doença irrompa completamente levando a incapacitação, prostração completa, e comportamento destrutivo. A ayurveda é uma medicina indiana que utilizo no auxílio a depressão, é eficaz porque também atua de fora para dentro, estimulando a mente quando essa já está em um estado letárgico profundo ou no início. É  um conjunto de práticas personalizadas a cada cliente, escuta terapêutica,  rotinas alimentares saudáveis,  terapias corporais estimulantes e muito mais possibilidades que irão potencializar seu tratamento. Um dos tratamentos corporais é o Shirodhara onde um fluxo de óleo constante auxilia a pacificar a mente, e é considerada uma das mais profundas terapias existentes

A você que está lendo convido a todos os dias dar um passo pequeno mas firme em direção ao caminho para fora da depressão, seja diminuindo a utilização das redes sociais, praticando algum esporte, fazendo algo que lhe dê prazer. Fomos feitos para uma vida plena e feliz. Viva bem. Cuide-se!

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

82 + = 87

Pin It on Pinterest