Bairros São João e Higienópolis recebem 176 novos contêineres

A instalação de 176 novos contêineres nos bairros São João e Higienópolis para a coleta automatizada de resíduos domiciliares (rejeitos e orgânicos) começa nesta segunda-feira, 7. A implementação parcial em 29 vias fica a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), mediante acordo com a empresa prestadora do serviço na localidade. Por mês são coletadas cerca de 170 toneladas de resíduos na região.

De 7 a 13 de maio, resíduos orgânicos e rejeitos já poderão ser descartados nos dispositivos, sendo que a coleta domiciliar porta a porta continuará realizada durante o período, nas terças, quintas-feiras e no sábado, a partir das 18h. A começar pelo dia 14 de maio, o recolhimento será definitivamente por meio da coleta automatizada. As vias que serão atendidas, parcial ou integralmente, são as seguintes: av. Benjamin Constant, av. Assis Brasil, rua Marechal José Inácio Da Silva, av. Plínio Brasil Milano, av. Augusto Meyer, rua Dom Pedro II, rua Pedro Américo, rua Dona Leopoldina, rua Honório Silveira Dias, rua Corcovado, rua Luzitan, rua Alberto Ramos, rua Cel. Feijó, rua Portugal, rua Doutor Eduardo Chartier, travessa Sul, travessa Jundiaí, rua Marquês do Pombal, av. Cristóvão Colombo, rua Gen. Couto de Magalhães, rua Líbano, travessa São Jacó, rua Coronel Camisão, rua Américo Vespúcio, rua Ari Marinho, travessa Jaguarão, rua Gen João de Deus Martins, rua Brigadeiro Oliveira Neri e rua Marechal Simeão.

Alguns critérios técnicos foram determinantes para a escolha dos locais. Avaliações da densidade populacional, da quantidade de resíduos gerados, da tipificação vertical das edificações e dos logradouros compatíveis com as manobras necessárias para a execução do serviço foram decisivas, além dos locais anexos às áreas que já contavam com o serviço e limitada por vias de grande circulação. Com os contêineres definitivamente instalados, 2.576 equipamentos passarão a ser contabilizados em Porto Alegre. A área de expansão abrange, em sequência, a avenida Augusto Meyer, a rua Dom Pedro ll, as avenidas Benjamin Constant e Assis Brasil, a rua Marechal Inácio da Silva e a avenida Plínio Brasil Milano. Os moradores destas localidades poderão colocar seus resíduos orgânicos domiciliares em qualquer dia e hora da semana. A coleta seletiva permanece nos 29 endereços, às segundas e quintas-feiras, a partir das 8 horas. Materiais recicláveis são encaminhados para as 17 Unidades de Triagem, gerando emprego e renda para cerca de 700 trabalhadores. Descartar objetos recicláveis nos contêineres é considerado infração grave, pode gerar multa de R$ 2.882,20, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, Lei n. 728/14, sem contar os problemas ambientais provocados.  Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, o uso dos equipamentos facilita o descarte pela população, que pode dispor seus materiais a qualquer horário ou dia da semana. “A coleta automatizada está presente em 19 bairros, sendo 11 com atendimento integral. É importante destacar que a ampliação da coleta automatizada, nesta região, não representa aumento de custo no contrato”, observou Rosário.

O que pode ser descartado nos contêineres – A coleta automatizada recebe apenas resíduos domiciliares, ou seja, resíduos orgânicos e rejeito. Os resíduos recicláveis devem ser disponibilizados para a Coleta Seletiva atendendo os dias e horários do serviço.

Resíduos orgânicos – Todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos.

Rejeito – Papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça.

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 1

Pin It on Pinterest