Cidade tem novo serviço de patinetes elétricos e bike

Moinhos de Vento e Cidade Baixa são os primeiros bairros a receber a novidade. Período de testes encerra no dia 20 de junho.

Depois de aprovar o inicio de testes do primeiro serviço privado de patinetes elétricos compartilhados no dia 20, agora é a vez da startup brasileira de micro mobilidade urbana brasileira YELLOW iniciar seu projeto piloto de compartilhamento de bikes e patinetes elétricos por meio de solução tecnológica, pelo período de 90 dias. A iniciativa é baseada no Decreto Municipal nº 19.701, de 15 de março de 2017, que possibilita ao poder público o teste de novas tecnologias que contribuam para soluções inovadoras para cidade.
A capital gaúcha passa a contar com mais um serviço privado de patinetes elétricos compartilhados por meio de solução tecnológica. A Yellow foi autorizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a iniciar projeto-piloto de compartilhamento de bikes no sistema dockless (sem estação para retirada e devolução) e patinetes elétricos. A região entre os bairros Moinhos de Vento e Cidade Baixa recebe inicialmente a operação. O preço é de R$ 2 a cada 20 minutos para as bikes e R$ 3 o desbloqueio + R$ 0,50 a cada minuto de uso do patinete. “Esta é mais uma proposta de transporte que vai ser testada em Porto Alegre,  uma tendência mundial para a micro acessibilidade das cidades”, diz o diretor de Operações da EPTC, Fábio Berwanger Juliano.

Bikes – As bicicletas estarão disponíveis em 30 pontos privados parceiros e podem ser usadas de segunda a segunda, 24h por dia. Após o uso podem ser estacionadas dentro da área de atuação da Yellow na cidade, em locais onde o estacionamento de bicicletas é permitido (paraciclos e vagas comum de veículos, perpendicularmente ao sentido da via).

 Patinetes – Os patinetes estarão disponíveis todos os dias da semana, das 7 às 21h, em um dos 15 pontos parceiros. A Yellow disponibiliza todas as manhãs os patinetes nesses locais; já o usuário pode encerrar a corrida em um desses pontos ou em qualquer local da área de atendimento, contanto que tome cuidado para não atrapalhar o fluxo de pedestres. No final do dia, a empresa recolhe as bikes e os patinetes rastreados via GPS, faz a recarga, manutenção e limpeza. E na manhã seguinte, os disponibiliza novamente para uso nos pontos privados.

Os créditos para uso das bicicletas e patinetes poderão ser comprados com cartão de crédito via app ou em dinheiro em bancas de jornal e lojas, entre outros estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade, como lanchonetes, que vão receber o valor em espécie e transferir, na hora, o montante para a conta do usuário no aplicativo, como já acontece com as recargas de celular. Para a segurança, é recomendado que os usuários façam uso de capacete tanto nos patinetes quanto nas bicicletas, que utilizem apenas as ciclovias e ciclofaixas (até o limite de 20 km/h) e, se necessário, as calçadas (neste caso, o limite é de 6 km/h), e que observem o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sempre com respeito e a prioridade total aos pedestres.

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