Combinando chás e doces

O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo e, por conter propriedades que fazem bem à saúde, está associado ao bem-estar. Que tal combinar a bebida com doces em uma experiência cheia de nuances e descobertas para o paladar? A Tea Shop, maior rede de chás gourmet do Brasil, preparou quatro dicas de harmonização combinando três tipos de chá e algumas estrelas da confeitaria.

Chá preto 

 Na primeira proposta de harmonização, a dica é optar pelo Ceylon Nuwara Eliya Battalgalla O.P.ou apenas chá preto do Ceilão (Sri Lanka). Cultivado a 2.000 metros acima do nível do mar, sua infusão apresenta uma delicada cor âmbar, com sabor e aroma marcantes, e é rico em teína, a propriedade estimulante do chá. Harmonize com: biscoito de canela, bolo de limão ou cenoura, cheese cake e compota de frutas. Para dar um toque de sabor: queijo manchego (queijo de ovelha) ou queijo de cabra semi-seco.

Você também pode escolher o Kenya Marinyin, originário da África. Este chá preto tem um forte e intenso aroma floral e também contém alta concentração de teína. Harmonize com: bolo de chocolate. Para dar um toque de sabor: queijo defumado.

Chá verde 

A sugestão de chá verde é o Lung Ching. A bebida se tornou famosa na dinastia Quing, a partir do século 17, quando o imperador Kangxi criou uma espécie de selo de qualidade para 18 chás chineses, concedendo a eles a categoria imperial. A infusão é de um dourado tênue e delicado, e o aroma é fresco e ao mesmo tempo penetrante. Na boca, o Lung Ching é leve e refrescante, sendo rico em antioxidantes. Harmonize com: apple pie e biscoito de frutas vermelhas.

Oolong

Experimente o Tie Kuan Yin, um oolong de oxidação curta, com folhas de tonalidade esverdeada e uma infusão de cor dourada e aroma floral. É um dos chás oolong mais apreciados na China, indicado para ajudar na digestão depois das refeições. Harmonize com: pão de ló de banana, tortinha de morango e compota de fruta.

A Tea Shop

Com quase três décadas de tradição, a Tea Shop nasceu em Barcelona e é a maior rede de chás gourmet do Brasil com 30 lojas onde o consumidor tem contato com os chás e infusões vendidos a granel. São mais de 130 blends desenvolvidos com exclusividade em laboratórios na Europa e com selos de procedência que garantem a adoção de práticas sustentáveis de cultivo nos países de origem. A Tea Shop mantém um sistema de rastreabilidade dos produtos para entregar folhas frescas, preservando o aroma e o sabor.

Além da Espanha, está presente no Brasil, Argentina e Itália. As lojas da Tea Shop no país ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Vitória, Florianópolis, Santos, Gramado, Balneário Camboriú e Canoas (RS). Para conhecer as mesclas e dicas de preparo, acesse o site www.teashop.com.br

 

Crédito das fotos: Isadora Heimig

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 49 = 53

Pin It on Pinterest