Concertos Internacionais de órgãos de tubos no domingo

O concerto acontece no dia 29 de setembro, às 10h45min, na comunidade Martin Luther, com entrada franca. Rua Coronel Camisão, 30 | Higienópolis | Porto Alegre.

Idealizado e dirigido artisticamente pela organista Anne Schneider, o Projeto Concertos Internacionais de Órgão de Tubos, chega a sua 5ª edição e desta vez traz sua própria mentora, que divide o palco entre duos e músicas solos com o trompetista Tiago Linck.  Anne Schneider é detentora de diversos prêmios, provida de uma experiência como instrumentistas de larga vivência e prestígio. É a única brasileira, na lista dos 100 melhores organistas do mundo, pelo site polonês, Organy piszczałkowe, entre outros tantos reconhecimentos. Já Tiago Lincké um dos mais destacados trompetistas brasileiros. Porto alegrense, iniciou seus estudos ainda muito jovem, aos seis anos de idade. Desenvolve uma carreira brilhante como músico de orquestra sinfônica, professor e solista. O repertório selecionado para este concerto tem uma forte identidade com os instrumentos órgão e trompete. As obras são predominantemente do Século XVII e XVIII, com uma pitada do Século XX em uma peça dedicada especialmente para Anne Schneider.

A série concertos internacionais de órgão de tubos, acontece há 25 anos ininterruptos, e essa é a quinta edição desde que o Projeto foi aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, no ano passado, e se mantém em fase de captação de recursos, sendo bem-vindos novos incentivadores, que podem aportar os valores via dedução do Imposto de Renda, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da Favorit Aços Especiais, promoção da Associação Cultural Cantábile e apoio cultural da Comunidade Martin Luther. Realização Governo Federal Pátria Amada Brasil.

Interessados podem entrar em contato pelo e-mail: delmardickel@gmail.com 

Saiba mais:

Anne Schneider

Natural de Porto Alegre, RS. Graduada pela UFRGS em Piano, Órgão e Filosofia e com curso de Virtuosidade (performance) com o maestro Leo Schneider, seu pai. Posteriormente, aperfeiçoou-se com Renato Koch e Christophe Mantoux (França). Anne iniciou uma carreira de organista internacional em 1989, fazendo turnês anuais pelo mundo: Alemanha, França, Suíça, Portugal, Inglaterra, Itália, Eslováquia, USA, México, Argentina, Chile, Uruguai, Polônia, Bélgica e Brasil, apresentando-se nas grandes catedrais e Festivais de Órgão Internacionais como: Guadalajara, Morelia, Pompéia, Cracóvia, Varsovia, Karlsruhe, Haina (Marburg), Bourges, Brugge, Buenos Aires, Sens, Montevidéu, São Bento (S. Paulo) Dom de Berlin, Basílicas de Köln, S. Quirino-Köln, Hasselt, Paysandu, Niterói (maior órgão da América Latina), Dijon, Blois, Dom de Altenberg, Dom St Blasien, St Georgskirche de Nördlingen, Metropolitan Cathedral de Liverpool,Pauluskirche de Darmstadt, entre outros, e para turistas em Chartres, Lausanne e na Thomaskirche de Leipzig, onde Bach repousa.

Presidiu a Associação dos Organistas /RS por 3 vezes. Dirigiu o Conservatório de Música Leo Schneider do Colégio Americano por 9 anos, na década de 80, 2003 e 2004. Sob sua coordenação, iniciou-se o espaço Cultural do Ipa, em 2002. Desde 1985 é a organista titular da Igreja Martin Luther. Integrou o Conselho de Música da IECLB, foi fundadora e 1ª vice-presidente da Associação Pró Cultura e Arte Leo Schneider (APCA). Coleciona cerca de 900 concertos. É conselheira da OSPA.

O CD “A arte da Organista Anne Schneider” foi a primeira gravação de órgão na Região Sul bem como o segundo no Brasil em termos de repertório: obras brasileiras.

Sua execução para a peça teatral “1941”, com música de Flavio Oliveira, trouxe o prêmio “Açorianos” para a música. Gravou cassetes (sua 1ªgravação foi em Genebra), vários especiais de Rádio (Sodre, entre outros), Tvs, cinco Cd’s e 2 Dvd´s (lançados em 2010 e 2011). Produz e apresenta um programa semanal “Toccata” na Rádio da UFRGS dedicado ao órgão de tubos desde outubro de 1999. Com o apoio da Fapergs, concluiu uma pesquisa sobre os órgãos de tubos do RS e teve seu trabalho publicado.

Recebeu a MEDALHA DA LEGISLATURA do vice-presidente da Assembleia, deputado Frederico Antunes em dezembro de 2011.

Compositores brasileiros que dedicaram obras a Anne Schneider: 

  • Amaral Vieira – “Sinfonietta” – teve estreia na Europa
  • Bruno Kiefer – “Reflexões” – sua únida obra p/ órgão
  • Calimério Soares – “Cadernos Folclóricos II”
  • Handel Cecílio – “Baião para Órgão”
  • Hubertus Hofmann – “Mensagem Celestial”- sua única obra p/ órgão
  • Julio Posenato – “Orassion dela Notte”
  • Leo Schneider – “Fantasia”
  • Paulo Dorfman – “Marcha de Abertura”
  • Marcelo Bruno Rodrigues – “18 Pequenas Saídas ou Poslúdios” e “42 Pequenos Prelúdios”

https://www.anneschneider.net/

 

Tiago Linck – trompete

Um dos mais destacados trompetistas brasileiros, Tiago Linck desenvolve uma brilhante carreira como músico de orquestra sinfônica, professor e solista. Nascido em Porto Alegre em 1987, iniciou-se na música aos seis anos, orientado por seu irmão, Fábio Linck, e posteriormente pelo Maestro Sérgio Maslinkiewicz, na Banda Musical do Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos em Gravataí. Cedo foi admitido na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Estudou trompete com o professor Evandro Matté, e especializou-se com Patrick Carceller e Pierre Dutot na França. Além disso, teve a oportunidade de tocar em importantes festivais e simpósios e aprender com grandes trompetistas, destacando-se Adolph Herseth, Alison Balsom, André Henry, Andrew Balio, Anthony Plog, Fernando Dissenha, Fred Mills, Franck Pulcini, Gábor Boldoczk, Gilberto Siqueira, Jean-François Dion, Michael Tunnell, Pascal Clarhaut, Paul Merkelo, Stéphane Gourvat, Thierry Gervais, Wolfgang Guggenberger e Yigal Meltzer.

Tiago Linck já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil e em países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, França, Uruguai e Venezuela, e já esteve sob a batuta de renomados maestros, tais como Carlos Miguel Prieto, Gustavo Dudamel, Ira Levin, Isaac Karabtchevsky, Jacob Slagter, Kiyotaka Teraoka, Neil Thomson, Roberto Minczuk, Roberto Tibiriça, entre outros. Possui uma vasta experiência como músico de orquestra, tendo atuado em importantes instituições musicais no Brasil e exterior, entre elas a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Nice, Ensemble Musiques du XXème siècle et Contemporaines e Youth Orchestra of the Americas. Como solista, apresentou-se com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra Sinfônica do SESC, Orquestra de Câmara SESI/Fundarte, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra da Fundação Cultural de Carazinho, entre outras.

Como docente, atuou no Festival Internacional de Música do Pará, no Festival Internacional de Metais Urubrass em Montevidéu, no Seminário de Performance e Pesquisa em Instrumentos de Metais em Goiânia, no Trumpet Fest Argentina, na Escola de Música do Estado de São Paulo e no Festival Internacional SESC de Música em Pelotas, além de realizar diversos masterclasses em escolas e projetos sociais pelo estado do Rio Grande do Sul. Integra também o quadro internacional de artistas que lecionam na plataforma Play With a Pro. 

Tiago Linck é trompete solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, professor do Conservatório Pablo Kómlos e, desde 2016 é artista Buffet Crampon, e toca exclusivamente com instrumentos B&S, Besson e Scherzer.

Repertório:

 NICOLAI BRUHNS (1665-1697)

  • Prelúdio e Fuga em sol menor (órgão)
    Abertura

HENRY PURCELL (1659-1695)

  • Sonata nº 1 em Ré Maior (órgão e trompete)
    AllegroPomposo | Andante | Allegro ma non tropo
  • Trumpet Voluntary (órgão e trompete)

JOHANN S.BACH (1685-1750)

  • Jesus, Alegria dos Homens- BWV 147 (órgão e trompete)
    •Liebster Jesu, wir sind hier – BWV 731 (órgão)
  • Allemande da Partita nº2 ré menor – BWV1004 (trompete)

LEFÉBURE-WELY (1817-1870)
•Boléro de Concert (órgão)

HANDEL CECILIO (1963)

  • Fanfarra Real (órgão e trompete)
  • Baião para Órgão (órgão)

 

Improvisos sobre A. Piazzolla (órgão e trompete)

 Serviço:

O quê: Concertos Internacionais de Órgão de Tubos com Anne Schneider – órgão e Tiago Linck – trompete

Quando: 29 de setembro de 2019 – domingo

Hora: 10h45min

Local: Comunidade Martin Luther – Rua Cel. Camisão, 30 – Bairro Higienópolis – Porto Alegre – RS

Entrada Franca

Informações sobre o concerto: 51 3343 6834

Fanpage: @concertosdeorgao

Evento: http://bit.ly/2kNx9Dy

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + = 26

Pin It on Pinterest