CULINÁRIA: Dicas para incrementar seus pratos

Nem só de sal e pimenta vive uma receita. Para dar mais sabor às preparações, você pode usar diversos ingredientes da lista abaixo retirada do livro Herbivoraz (Editora Alaúde), da blogueira de culinária Julia Guedes.  A obra reúne 50 receitas veganas de entradas, pratos principais, acompanhamentos, lanches, petiscos e sobremesas, além de bebidas e coquetéis diferenciados, todas com os melhores ingredientes que a natureza pode trazer.

Como intensificar o sabor

Azeite de oliva

Ótima fonte de gordura boa, que gera saciedade e traz muitos benefícios. Prefiro os não refinados e os mais frescos, por seu sabor único. Como venho de uma família de portugueses que produzem o próprio azeite, tenho um carinho especial por esse produto, que é o ator principal em todas as minhas receitas, com exceção das doces (por enquanto!).

Cebola e alho

Dois ingredientes que para mim são quase um só. Combinados com o azeite, eles se transformam na fórmula mágica de explosão de sabor. São a base de vários pratos em diferentes culturas e carro-chefe da dieta mediterrânea.

Ervas

Cebolinha, salsinha e coentro – sempre frescos – não podem faltar na hora de finalizar um prato e adicionar aquele toque especial que realça ainda mais os sabores da comida. Explore também as ervas menos convencionais como endro, tomilho, sálvia. Hortelã, manjericão e alecrim.

Especiarias

Tem o poder de trazer outros mundos para a mesa. Desde a Antiguidade, são utilizadas para dar mais sabor e aroma e trazer de brinde alguns benefícios medicinais. Podem ser utilizadas ainda frescas ou secas (como as pimentas e algumas raízes) e são ótimas para finalizar um prato. Entre as que mais uso, estão a zátar, mix de pimentas, gengibre, cardamomo, canela, noz-moscada, açafrão e curry.

Missô

Ingrediente tradicional da culinária japonesa consiste em uma pasta feita a partir da fermentação de soja, cevada e arroz com sal. É bastante utilizado no preparo de caldos e sopas e só precisa ser dissolvido em água quente.

Limão

O suco traz acidez e ajuda a balancear o sabor final de um prato. Na falta, use outro ingrediente de sabor cítrico, como vinagre.

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