Espaço Cultural DL está em novo endereço

Muita história para contar e não poderia ser diferente, o Espaço Cultural Dalva Lucchesi escolheu a dedo sua nova sede. A casa tem interesse histórico. No projeto está indicado como construtor o italiano Egídio Petrucci, o qual poucos anos antes, foi o responsável por erguer o Teatro Coliseu em 1928 e um edifício na esquina da Andradas com General Portinho (embora o Coliseu seja atribuído também a outros construtores). Também em 1928 construiu o Cine Teatro Petersen, na atual av. Osvaldo Aranha.
Segundo Renato Menegotto, em sua tese Cultura arquitetônica italiana na construção de residências em Porto Alegre: 1892-1930, de 2011, “empreendimentos do construtor Egídio Petrucci, ao contrário, ofereciam habitações em que a abundância decorativa era a tônica”, mas nesta casa da R. São Carlos – 716 temos uma decoração mais sóbria, talvez para se adequar às demais casas do entorno. A casa possuía garagem, algo não muito comum na época e que revela “um diferencial de status social dos moradores. ”

Atualmente, funciona no local o   Espaço Cultural DL -Atelier de Artes Livre e Criação-, espaço que materializa um projeto de (re)pensar a ARTE e CULTURA, e suas transformações no mundo contemporâneo, a partir de eventos, cursos, oficinas, palestras, circuitos culturais, ou seja, um Atelier de criatividade, livre, extra acadêmico para o aprendizado, disponibilizando ESPAÇOS para parcerias de projetos com Artistas e Oficinas. Destaque para oficina de Restauração do mobiliário, espaço para aprender técnicas de restauração, repaginação e descupinização de móveis, reaproveitamento de materiais, história da arte e das técnicas aplicadas no mobiliário.

Legenda da foto –   A imagem postada é da planta registrada na Prefeitura de Porto Alegre em 1931 e foto atual da casa.

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 73 = 74

Pin It on Pinterest