Inaugurado centro de acolhimento a moradores de rua

A Prefeitura de Porto Alegre inaugurou oficialmente, na manhã desta terça-feira, 4, no bairro Floresta, o Centro Pop II, especializado no atendimento a pessoas em situação de rua. São acolhidas 80 pessoas por dia, por meio de parceria da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) com a Fundação Solidariedade. Localizada na rua Gaspar Martins, 114, a casa é a terceira neste formato inaugurada em 2019. A parceria com organizações da sociedade civil possibilita a ampliação do atendimento e menor burocracia na assistência, conforme explica o prefeito Nelson Marchezan Júnior. “Nosso objetivo é que este seja o primeiro acolhimento. Que a música, o lanche e a boa recepção que recebem aqui sejam um fator de aproximação para descobrir qual o sonho dessas pessoas. Queremos contribuir para que elas atinjam essa meta de vida”, destaca.

O funcionamento do serviço é diário, inclusive nos finais de semana e feriados, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Os Centros POP oferecem atendimento social, com equipe multidisciplinar, para adultos, idosos e familiares, de forma individualizada e coletiva, propondo aos usuários alternativas de enfrentamento à situação de rua. Também são feitos encaminhamentos à rede de serviços públicos e realizadas oficinas de preparação para o mercado de trabalho, com elaboração de currículo.  Em atividade há um mês, o novo local tem sala de lazer, biblioteca e espaços para receber familiares dos usuários e oficinas. Os acolhidos também recebem lanche, podem tomar banho e lavar roupas. O número de pessoas que procuram atendimento já apresenta crescimento, segundo o coordenador pedagógico da instituição, Roque Grazziola. “Já são 149 novas pessoas por mês, num total de 2 mil atendimentos. Todos que estão neste evento, funcionários e usuários do serviço, são responsáveis pelo local apresentado hoje. Todos ajudaram a organizar e a tornar a casa mais acolhedora e agradável”, diz ele.  Antes dos contratos de parceria, Porto Alegre contava com dois centros, sendo que somente um atendia em fins de semana. Agora, são três unidades com funcionamento diário. Apesar do aumento da capacidade, o custo médio caiu. Antes, era de R$ 3.501.823,08 ao ano para as duas unidades, e agora será de R$ 2.640.000,00 para as três.  A cogestão será executada conforme as normativas do Ministério da Cidadania para os serviços tipificados previstos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Trabalho diferenciado – 
A secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, comemorou a entrega de mais esta unidade. “Hoje é dia de celebrar esta inauguração, feita em cima de mais uma parceria de sucesso entre o município de Porto Alegre e a Fundação Solidariedade. Aqui, todos têm a sua história. Todos serão recebidos com carinho, com aquela mão amiga que fará a diferença na vida de cada um”, ressalta. A presidente da Fasc, Vera Ponzio, salientou o trabalho diferenciado com cada cidadão que procura o serviço. “Todos queremos ser tratados como sujeitos, e não como objetos. Aqui, será possível trabalhar o desejo individual de cada um, para que tenham uma vida mais digna”, frisa. O vereador Nelcir Tessaro lembra que “este é o começo do resgate da dignidade das pessoas, que poderão ter uma profissão e ser reinseridas na sociedade”.

Também participaram do evento o secretário da Cultura, Luciano Alabarse; vice-presidente da Fasc, Joel Lovatto;  diretores Alexandre Santarosa, Ronaldo da Costa e Vanessa Baldini; diretor-geral adjunto do Demhab, Amancio Ferreira; vereador Felipe Camozzato; diretor da Fundação Solidariedade, João Lúcio dos Santos Silveira; assistente social do Centro Pop II, Luciana do Nascimento; presidente da Associação Inter-Comunitária de Atendimento Social, Irmã Maria Helena Lorcheiter; representantes do Sindilojas, Alisson Martins, e da Saúde, Silvia Mendonça; presidente da Associação Comunitária do Centro Histórico, Ana Maria Lenz; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rodrigo Scaranovato; e o presidente da Associação das Empresas  do Humaitá/Navegantes, Luiz Camargo.

Crédito da Foto –  Joel Vargas/PMPA

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

51 − = 43

Pin It on Pinterest