Prefeitura anuncia manutenção de mais de 600 praças e parques

O prefeito Nelson Marchezan Júnior anunciou na manhã desta terça-feira, 3, o maior contrato de manutenção de equipamentos de praças e parques da história de Porto Alegre. Ao todo, R$ 24,8 milhões serão destinados para a conservação de mais de 600 praças e parques da cidade. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal. A manutenção antes feita por servidores, será de responsabilidade de uma empresa terceirizada e fiscalizada pela prefeitura e a população. Outros diferenciais em relação a contratos anteriores é que o pagamento será feito por produtividade, as equipes e veículos rastreados por GPS e um sistema desenvolvido pela Procempa acompanhará os serviços em tempo real. “É uma mudança de paradigma, no qual a máquina pública planeja, faz contratos com terceirizados e fiscaliza”, diz ele.

Para Marchezan, o contrato é simbólico e marca o início de um novo tempo para a Capital, que ficará mais bonita, segura, atrativa e inspiradora para os 1,5 milhão de habitantes e investidores. “Hoje nós não mudamos a cidade ainda. Mas, sem dúvida, as reformas que fizemos nos permitem fazer contratos que estão mudando o futuro de Porto Alegre”, afirma o prefeito.  Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, o objetivo é realizar a manutenção de todas as praças em até um ano. Os serviços compreenderão conservação de passeios e pavimentos, tais como pisos de pedra portuguesa, conserto e instalação de novos equipamentos, como brinquedos, aparelhos de ginástica e academia ao ar livre, e manutenção de quadras esportivas. Porto Alegre possui 667 praças, sendo 71 adotadas, e nove parques, três deles também sob a gestão da iniciativa privada. “Este contrato é histórico para a cidade porque teremos uma empresa responsável pela manutenção permanente, ao longo de 12 meses, dos equipamentos das nossas praças e parques. Hoje, nós temos um contrato robusto que nos dá a perspectiva de intervenções em centenas de praças e parques. Esperamos que a população nos auxilie no zelo e no carinho com a cidade, preservando estes espaços e ajudando a cuidar de Porto Alegre”, diz o secretário.

O diretor-geral da empresa vencedora da licitação, Ecsam Serviços Ambientais, Marcelo Rea, afirma que a equipe está empenhada no trabalho de revitalização. “É uma honra poder deixar essa cidade ainda mais bonita”, observa.  A Ecsam já foi fornecedora do Município no contrato de 2018, no valor de R$ 1,5 milhão. Também presente no evento, o vereador e líder do governo na Câmara de Vereadores, Mauro Pinheiro, ressalta a coragem do Executivo em propor as reformas necessárias para que a cidade volte a ter capacidade de investimento. “Hoje se vê um novo rumo, Porto Alegre está avançando e se preocupando com as pessoas. Este investimento vai recuperar praças e parques do Centro e dos bairros”, completa.

Foto – Leonardo Moura/Chies      –     Praça no Bela Vista

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 9

Pin It on Pinterest