The Beatles Love Bach!

Com essa chamada e proposta incomum, anuncia-se a próxima edição dos Concertos Internacionais de Órgão de Tubos, com a organista uruguaia Cristina García Banegas que reunirá um repertório bastante inusitado – Bach e Beatles juntos.

O concerto acontece no dia 26 de maio, às 10h45min, na comunidade Martin Luther, com entrada franca.

Idealizado e dirigido artisticamente pela organista Anne Schneider, o Projeto Concertos Internacionais de Órgão de Tubos, chega a sua 4ª edição e segue inovando com os mais variados artistas convidados, com estilos e gêneros que têm refletido o desejo de tornar mais popular o instrumento – órgão de tubos – e levar para os recitais uma plateia formada por diferentes faixas etária e interesses. Para essa edição não será diferente: amantes dos Beatles e amantes de Bach, podem se encontrar e desfrutar de grandes momentos juntos. A convidada dessa edição, a professora, maestrina e diversas vezes premiada, Cristina García Banegas é fã tanto de Bach quanto dos Beatles, e então resolveu compor um repertório que fizesse a referência entre um e outro, tendo já feito essa experiência com Piazzola e Bach, o que lhe rendeu um CD. No domingo, 26, o repertório trará grandes clássicos que podem ser conferidos no repertório.

A série concertos internacionais de órgão de tubos, acontece há 25 anos ininterruptos, e essa é a quarta edição desde que o Projeto foi aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, no ano passado, e se mantém em fase de captação de recursos, sendo bem-vindos novos incentivadores, que podem aportar os valores via dedução do Imposto de Renda, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail: delmardickel@gmail.com . Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da Favorit Aços Especiais, promoção da Associação Cultural Cantábile e apoio cultural da Comunidade Luther. Realização Governo Federal Pátria Amada Brasil.

Sobre a convidada

Cristina García Banegas realiza contínuas turnês de concertos organísticos junto ao Grupo de Câmara Vocal e Instrumental De Profundis, pela Europa, EUA, América Latina e Asia. Em 1985 apresentou a obra integral de J. S. BACH para órgão em uma turnê de 20 concertos dentro do Uruguai. Este grande projeto recebeu o prêmio “Evento del año” pela crítica nacional. Frequentemente é convidada para fazer parte do corpo de Jurados de Concursos Internacionais de Órgão como: Miami International Organ Competition (Miami/ Florida, USA, 2012); Jan Peeterson Sweelinck Organ Competition (Amsterdam/Holanda – 2012-2014-2017); Agati-Tronci (Pistoia/Italia – 2013 – 2015 – 2017), e outros.

Realizou numerosas gravações discográficas com o grupo De Profundis e em órgãos históricos; algumas delas têm sido amplamente elogiadas pela crítica internacional: Grand Prix de l’Académie Française du Disque; Palmàres des Palmàres; Diapasón 5; MUST; Deutsche Schallplatten Preis (Prêmio do disco alemão), etc. Está completando a gravação da obra integral de Johann Sebastian BACH para órgão, registro que vem realizando em órgãos barrocos e neo-barrocos europeus, alguns dentre eles, inclusive, tocados pelo próprio Bach. Junto a seu Ensemble Vocal e Instrumental “De Profundis” tem dirigido obras magnas do repertório sinfônico coral, de: J.S.Bach, de Claudio Monteverdi, de G.F.Händel, de W.A.Mozart, de Zoltan Kodaly, de Karol Szymanowski, de Maurice Duruflé, entre outros. Cristina obteve numerosos reconhecimentos e prêmios internacionais em diversos concursos de interpretação europeus e latino-americanos (Toledo, Ávila, Genebra, Paris, Buenos Aires, etc.).

É professora de Órgão na Escola Universitária de Música, e maestrina da Seleção Coral do Colégio Inglês, em Montevideo, Uruguai.

Repertório:

“THE BEATLES LOVE BACH”!

Cristina García Banegas (Uruguai) – Órgão de Tubos

– Eleanor Rigby

– “Liebster Gott wenn werd’ich sterben?” (BWV 8)

– Norwegian wood

– Lucy in the sky with diamonds

– Preludio, Adagio, Trio, Tutti e Fuga em si bemol maior (BWV 545b)

– Across the Universe

– Christus, der uns selig Macht (BWV 747)

– When I’m 64

– “Fuga em do menor” (BWV 575)

SERVIÇO

O quê: The Beatles Love Bach! – Concertos Internacionais de Órgão de Tubos – XX série com Cristina García Banegas

Quando: 26 de maio de 2019 – domingo

Hora: 10h45min

Local: Comunidade Martin Luther – Rua Cel. Camisão, 30 – Bairro Higienópolis – Porto Alegre – RS

Entrada Franca

Informações sobre o concerto: 51 3343 6834

Fanpage: @concertosdeorgao

print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

51 − 48 =

Pin It on Pinterest